Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC
Cursista: Suilan da costa e Silva Macedo
Turora: Maria Madalena Pereira da silva
Unidade IV Ativ. 2
Pensando sobre mudanças possibilidades e contribuições das tecnologias
Atualmente no mundo que vivemos não podemos esquecer dos avanços tecnológicos, principalmente no âmbito educacional, pois a educação não pode estar estagnada, ela precisa estar sempre atualizada e procurar melhorar cada vez mais, pois sabemos que uma das principais variáveis que mede o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é a educação, sendo assim ela jamais poderá ficar de fora da inserção do mundo globalizado.
Acredito que não seja fácil, a revolução tecnológica nas escolas, pois a implantação dos laboratórios de informáticas exige capital não só área dos recursos pedagógicos, mais também na humana. Os docentes precisam capacitar-se, para poder introduzir o computador em suas aulas, pois sabemos muitos professores se sentem inseguros com relação o uso dessa máquina, e receiam em não conseguir agradar aos seus alunos.
Sou professora de Geografia e trabalho com o ensino médio, recentemente estou aplicando o conteúdo sobre “As inovações tecnológicas no Brasil e no mundo”, após pesquisas realizadas, observei o quanto os recursos tecnológicos são importante não só na educação, mais no trabalho , na saúde, entretenimento, etc. Na pesquisa realizada os entrevistados ressaltaram em primeiro lugar, que a educação deve estar conectado com o mundo dessas inovações. Diante desse paradigma reforço a idéia ainda de que precisamos inovar cada vez mais, e perder o “medo” de utilizar o computador como uma ferramenta indispensável para a busca de novos saberes. Utilizo o computador para criar minhas aulas, e gosto de utilizá-lo, e percebo o quanto os aluno se sentem familiarizados com o computador, eles ficam mais atentos a conteúdos ministrados com o uso de novas tecnologias.
Na sociedade atual o computador faz parte da vida cotidiana das pessoas, portanto a escola deve estar preparada para as novas mudanças tecnológicas, não podemos viver num mundo onde a escola, que é considerada um dos passos mais importantes para as crianças que serão o futuro da humanidade vivam num mundo arcaico sem a inserção das novas tecnologias. Pois se o aluno vive numa escola onde não haja mudanças, onde ele perceba que está muito aquém o que ele vive na sociedade, certamente ele não terá interesse nenhum em estudar, buscar novos horizontes.
Na sociedade contemporânea a educação presencia um novo paradigma, ou seja, a aprendizagem ocorre de maneira globalizada, o professor não pode mais ser um mero transmissor de conhecimento, mas sim um mediador na construção desse conhecimento, tornando o aluno capaz de engajar suas habilidades como um todo. Diante dessas conclusões o tanto o docente como o discente, devem estar sintonizados para alcançar o objetivo principal, buscar cada vez mais novos saberes.
Fórum sobre:Currículo desenvolvido na Ação
Há 14 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário